Historial da José Avelino Pinto
A empresa José Avelino Pinto iniciou a sua actividade em 1969, pelo seu fundador, Sr. José Avelino Pinto. Foi constituída como Sociedade por Quotas em 1990 e transformada em Sociedade Anónima em 2005. Foram reconhecidas ao seu fundador as qualidades de Empresário e Benemérito, tendo sido dado o seu nome a três estradas, uma no Concelho de Santa Cruz e as outras duas no Concelho de Câmara de Lobos, onde estão localizadas as principais obras realizadas pela Empresa.
Representando uma das mais importantes Empresas no ramo da Construção Civil na Ilha da Madeira, a José Avelino Pinto, S.A., mantém como actividade principal a Construção de Vias de Comunicação e Infra-estruturas, estando também ligada às áreas de Produção de Inertes, Betuminoso e Betão pronto. Inicialmente a sua actividade consistia na execução de moradias e mais tarde, em 1979, o âmbito da construção foi alargado para infra-estruturas rodoviárias, redes de infra-estruturas a elas associadas, bem como obras de arte correntes e acessórias tanto no domínio público como privado.
Devido às exigências funcionais provocadas pelo aumento significativo da sua produção, em 1982, concretizou a mudança para instalações próprias, localizadas na Rua da Carreira, na Cidade do Funchal. Em 1991 deu-se início à Exploração da Pedreira, com a montagem da Central de Britagem para a Produção de Inertes. A instalação da primeira Central de Asfalto ocorreu em 1992, tendo sido esta substituída no decorrer do ano de 2007, substituição essa que foi justificada pela necessidade de aumentar o poder de resposta aos pedidos dos clientes e pela manutenção em termos de qualidade, controlo de produto e acabamentos.
Entre os anos de 1992 e 1994, foi criado e organizado um Departamento de Topografia e um Departamento Técnico de Planeamento, Coordenação e Direcção de Obra. Durante o ano de 1994 foi instalada a Central de Betão e em 1995 foram criadas as infra-estruturas de Oficina de Serralharia e Oficina Auto dentro do perímetro de Estaleiro.
Posteriormente, entre 1998 e 1999, procedeu-se a uma mudança de gerência, tendo sido criado em 2002 o Departamento Financeiro. Em 2005 realizou-se a passagem da empresa para José Avelino Pinto, Construção e Engenharia S.A. e, em 2007, foi realizada e desenvolvida uma nova Estrutura Administrativa.
No decorrer do ano de 2003, a Administração iniciou o estudo para a aquisição / instalação de uma nova Central de Betuminosos. Este projecto teve o seu término no ano de 2005 com a instalação da nova Central de Betuminosos com uma capacidade máxima de 120 toneladas por hora, sendo a Central com maior capacidade de produção instalada na Região Autónoma da Madeira até aos dias de hoje.
No começo de 2008 iniciou-se o Processo de Certificação da Qualidade da Empresa e da Marcação CE dos Agregados e no decorrer deste mesmo ano, deu-se início à instalação da nova Central de Betão, com o objectivo de melhorar a qualidade dos nossos produtos e a capacidade de resposta da Empresa. A referida central ficou concluída no ano de 2009.
Como forma de responder às necessidades cada vez mais crescentes do controlo da qualidade dos nossos produtos, procedeu-se à criação de um laboratório com capacidade para realizar internamente a maioria dos ensaios requeridos pelas normas em vigor e legislação aplicável ao sector, tendo sido terminada a sua construção em Março de 2011.
Em Abril de 2011, realizou-se a primeira auditoria de concessão da empresa para as áreas da Qualidade, Marcação CE dos Agregados e controlo da Produção de Betão.
Em Maio de 2011, o Organismo de Certificação enviou-nos o seu parecer referente à Marcação CE dos Agregados, atribuindo-nos o certificado nº 0866-CPD-2011/CE.0150.
Em Junho do mesmo ano obtivemos o certificado nº 2011/BET.0116 que atesta que a empresa possui as competências técnicas e humanos para a realização de Betão em conformidade com a norma NP EN 206-1: 2007.
Em Julho de 2011, deu-se início ao processo de Marcação CE das Misturas Betuminosas, tendo sido realizada no final do mesmo mês a auditoria de Concessão. A entidade certificadora enviou-nos o seu parecer favorável e atribuindo-nos o certificado nº 0866-CPD-2011/CE.0154.
O processo de certificação da empresa pela norma NP EN ISO 9001:2008 foi concluído no mês de Julho de 2011, com a atribuição do certificado de empresa certificada pela APCER.
Em 1 de Julho de 2012 no Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, foi atribuido ao Senhor José Paulo Pinto, administrador da JAP, o Cordão Autonómico de Bons Serviços, pelo destacado trabalho desenvolvido pela empresa no desenvolvimento infraestrutural da Madeira.
A Empresa José Avelino Pinto, S.A. tem como filosofia encarar o cliente como um parceiro no seu negócio, destacando-se pela sua imagem de seriedade, responsabilidade e competência.